quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Limpar o nariz

Uma das maiores preocupações e dores de cabeça dos pais é limpar o nariz, que é como quem diz desentupir o nariz, às crianças pequenas. Os médicos dizem-nos que até aos 2 anos de idade eles não sabem "fungar" e que por isso temos de ser nós a fazer a limpeza, recorrendo a soro fisiológico e ao aspirador nasal (se bem que o uso de aspirador nasal não é consensual mesmo entre a comunidade médica).

Pontos comuns
  • O soro fisiológico usado deve ser em unidoses não fazendo "reciclagem", isto é, não usar de uma próxima vez uma unidade que não foi gasta totalmente numa vez anterior.
  • Não usar os aspiradores nasais em forma de pera, mas sim o narhinel soft para bebés.
  • A limpeza do nariz do bebé deve ser feita diariamente de manhã ao acordar e à noite ao deitar. Se o bebé estiver muito constipado e congestionado, então para além dessas duas vezes deve limpar-se sempre que necessário, especialmente antes das refeições.

Recomendações médicas e não só de como limpar o nariz do bebé
  • Nunca usar aspirador nasal seja de que tipo for. A limpeza deve ser feita usando apenas soro fisiológico. De cada vez que se vai limpar deve usar-se uma unidade em cada narina. Deve colocar-se o bebé de lado e segurar bem na sua cabeça. De seguida deve introduzir-se a unidade de soro na narina superior e apertar até a totalidade do soro sair. O soro vai sair por completo pela outra narina, limpando-a totalmente. A operação deve ser repetida para o outro lado.
  • Colocar duas gotas de soro em cada narina e de seguida aspirar suavemente. Há quem diga que se deve usar na mesma uma unidade completa de soro antes da aspiração.

Como fazemos cá em casa
Acho que ainda não encontramos a fórmula secreta que funciona verdadeiramente e após já termos tentado de várias maneiras difrentes, aqui fica o que costumamos fazer.
  • Diariamente limpo o nariz dele de manhã ao acordar e à noite ao deitar com soro fisológico, independentemente de estar ou não com o nariz entupido. Uso uma unidade de soro que vou colocando nas duas narinas alternadamente. Aperto um bocadinho para uma, depois um bocadinho para a outra, até terminar. Tenho sempre na mão um bocadinho de papel higiénico para ir limpando o soro que pode cair pela cara ou que ele vai "expirando".
  • Quando está constipado e muito congestionado limpo mais vezes ao dia, com especial incidência antes das refeições, seguindo de cada vez o procedimento anterior. Nas situações mais graves uso também o aspirador nasal narhinel soft e / ou água do mar unimer pediátrico. De nenhuma forma consigo que ele fique com o nariz totalmente desentupido, mas pelo menos ajuda...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário